DROGAS E MEDIUNIDADE: TRANSE, LOUCURA E ALUCINAÇÃO
Este seminário aborda de forma integrada temas como atravessamentos mediúnicos, diagnósticos psicossomáticos e o uso de substâncias entorpecentes, explorando seus encontros e desencontros. Através de debates e análises, lança luz sobre as complexas interações entre mediunidade, estados alterados de consciência e saúde mental.
Este seminário explora a história do surgimento dos Candomblés como uma tática de resistência afro-diaspórica e analisa as potências e os desafios de construir e fortalecer laços familiares e comunitários em comunidades tradicionais. A partir dos ensinamentos ancestrais da cultura africana e religiosa dos orixás, inkices e voduns, o seminário reflete sobre a importância da reconstrução coletiva e da preservação das tradições espirituais na atualidade.
Este seminário explora a ancestralidade a partir de seis questões centrais: quem são os ancestrais? Por que são? O que dizem? Para quem dizem? Quem os escuta? O que muda?
A proposta é analisar como os ancestrais transcendem a finitude e se tornam infinitos por meio do Ramba e do Tempo, oferecendo uma reflexão profunda sobre o papel e a presença contínua dos ancestrais em nossas vidas.
Este seminário examina a trajetória dos discursos criminológicos, das Constituições e das leis em relação à cultura e religiosidade negras. A abordagem inclui uma análise dos paradigmas da legislação atual e os avanços trazidos pela Lei nº 14.532/2023, que promoveu alterações à Lei nº 7.716/89, destacando também os desafios práticos que dificultam o acesso à justiça para as comunidades de tradição diante do racismo estrutural e estruturante presente na sociedade brasileira.
Este seminário promove uma imersão no culto aos antepassados nas tradições Congo Angola, explorando como a ancestralidade Bantu atravessa o passado, o presente e o futuro de nossa comunidade. Com uma abordagem que percorre os caminhos da diáspora, o evento oferece uma experiência multissensorial, incluindo apresentações musicais, dança e o compartilhamento de comidas típicas da tradição Congo Angola brasileira, fortalecendo a conexão com nossas raízes.
Miguel Francisco dos Santos - O Tangerina: Gomo por Gomo
Este seminário homenageia Miguel Tangerina, um ancestral que marcou profundamente o Candomblé no Rio de Janeiro e no Brasil, preservando e transmitindo os saberes, ritos e tradições da cultura religiosa africana. Através de uma condução inspirada por seu descendente e zelador de santo Ruberaldo Lima – Obaginan, o evento reuniu importantes figuras da tradição, celebrando e refletindo sobre o legado de Miguel Tangerina na preservação da ancestralidade.
A Oficina de Tambor e Dança é uma ação pedagógica voltada para crianças e adolescentes, com o objetivo de construir experiências de reconhecimento que fortaleçam a ética, a crítica e a cidadania. Com uma abordagem lúdica e envolvente, a oficina busca integrar saberes culturais e populares das comunidades tradicionais, utilizando a oralidade, a música e a dança como ferramentas para introduzir e celebrar a cultura afro-brasileira.
A oficina inclui a narração de uma breve história baseada na mitologia de herança afrodiaspórica, seguida de uma introdução aos “pés de dança” – os passos das danças tradicionais dos orixás, inkices e voduns das religiões de matriz africana – acompanhada de toques e músicas tradicionais de terreiro, proporcionando uma experiência imersiva e educativa.